O Centro Gaúcho de Medicina Fetal da Ecomoinhos tem por objetivo melhorar as condições de nascimento dos bebês, auxiliando obstetras e gestantes que enfrentam gestações de alto risco. Nossa proposta é oferecer todos os meios de diagnóstico pré-natal disponíveis. Para isso dispomos de:
Nosso Desafio
Buscamos, juntamente com as entidades médicas e serviços públicos de saúde suplementar reduzir a mortalidade fetal, neonatal e materna, para cumprirmos nosso dever perante as organizações internacionais de saúde. A Prematuridade se destaca como uma das principais causas dos óbitos, sendo necessária a sua redução através de acompanhamento específico com suporte de centros de média ou alta complexidade.
O Rastreio da Pré-Eclâmpsia
A Pré-Eclâmpsia é uma doença relativamente frequente nas gestações, podendo chegar a uma incidência de até 10% das gestações no Brasil, mas que pode acarretar complicações graves, até mesmo fatais, para a mãe e o bebê. Em geral, tende a começar após a 20ª semana de gestação e tem como principal característica a elevação da pressão arterial.
Todavia, existe a possibilidade das gestantes terem a patologia antes mesmo das 20 semanas de gestação, ocasionando o desenvolvimento da Pré-Eclâmpsia Precoce ou Restrição do Crescimento Intrauterino. Estudos mostram que a melhor forma de prevenir a Pré-Eclâmpsia é a detecção precoce. Atualmente existem meios de diagnosticarmos esta patologia às 12 semanas (cerca 3 meses) de gestação. A detecção precoce alinhada ao uso de medicamentos e do acompanhamento médico, podem reduzir em pelo menos 80% esta patologia e sua consequente mortalidade materna, fetal e neonatal.
Fazem parte do programa de detecção os seguintes exames:
O Rastreio de 1º Trimestre pode incluir:
A Avaliação (completa ou parcial) de 1º Trimestre, descrita acima, gera um relatório com todos os riscos específicos estimados para a gestante e seu feto, que é hoje o passo fundamental para programação do acompanhamento pré-natal, utilizando o conceito de Inversão da Pirâmide do Pré-Natal desenvolvido pelo Prof. Nicolaides em 2011.
A Avaliação ou Rastreio de 2º Trimestre pode incluir:
A Avaliação ou Rastreio de 3º Trimestre pode incluir: